Vamos falar sobre o câncer de próstata? A doença, que pode se manifestar silenciosamente, tem mais chances de cura quando diagnosticada precocemente.
Os dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) evidenciam que a cada 10 minutos um homem brasileiro descobre que tem câncer de próstata.
O tumor ocorre na próstata, uma pequena glândula com formato de noz que produz o fluido seminal, líquido responsável por nutrir e transportar o esperma.
O câncer de próstata pode agir silenciosamente de início e ficar confinado junto à glândula da próstata, local onde não causa grandes complicações. O agravamento ocorre quando o câncer é agressivo e se espalha rapidamente.
Por isso, não deixe de fazer o exame preventivo com seu urologista de confiança!
Quando o estágio do câncer de próstata avança, os sintomas demonstrados são:
Alguns fatores podem aumentar as chances do câncer se manifestar. São eles:
Idade: Mais comum em homens acima de 50 anos;
Histórico familiar: Ter um parente de primeiro grau com o diagnóstico aumentam os riscos do homem desenvolver a doença;
Obesidade: Excesso de peso pode contribuir para o desenvolvimento do tumor;
Raça: Os motivos não são claros, mas sabe-se que o câncer de próstata é mais comum em homens com ascendência caribenha e africana.
O diagnóstico com o médico urologista é fundamental, porque quando o câncer de próstata é descoberto precocemente, existem mais chances de ser curado.
As formas mais comuns do diagnóstico são por meio do exame de toque retal e pelo rastreamento do antígeno prostático específico (PSA) no sangue.
Um exame também utilizado para o diagnóstico é a ressonância magnética multiparamétrica da próstata, que avalia a anatomia e a existência de nódulos na região.
Para definir o tratamento do câncer de próstata, é necessário levar em conta fatores como a idade do paciente, a probabilidade de cura e o estágio em que a doença se encontra.
Além do médico urologista, outros profissionais estão envolvidos no tratamento da doença, como o oncologista e o radio oncologista.
Especialistas apontam para a prevenção do câncer de próstata, evidenciando hábitos que podem diminuir a ocorrência do tumor. Manter uma dieta saudável e balanceada, praticar exercícios físicos diários, evitar consumo excessivo de álcool e tabaco são importantes na prevenção.
O mês que faz campanha para levar a conscientização e o debate sobre o câncer de próstata à população tem seu expoente em 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
No Brasil, o precursor da campanha do Novembro Azul no ano de 2008 foi a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), referência nas orientações sobre prevenção e cuidados de doenças masculinas.
Lembre-se! O urologista possui papel fundamental no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema reprodutor masculino. Ele é o médico de confiança para o homem!
O check-up é uma das formas de prevenção do câncer de próstata, porque avalia o estado de saúde do paciente e diagnostica outras disfunções.