Dr

A laparoscopia é uma cirurgia realizada através de pequenos furos na pele, o que reduz o tempo de recuperação e os incômodos do pós-operatório. A técnica pode ser aplicada para diferentes tipos de cirurgias, inclusive para procedimentos no trato geniturinário.

Além disso, pode ser usada para fins de diagnóstico, neste caso, é chamada laparoscopia exploratória.

Cirurgias mais comuns por laparoscopia

O método é cada vez mais utilizado, já que oferece menos riscos e facilita a recuperação, diversas cirurgias podem ser realizadas através da laparoscopia, veja alguns exemplos:

  • Cirurgia bariátrica
  • Remoção de órgãos (vesícula, baço ou apêndice)
  • Tratamento de hérnias abdominais
  • Remoção de tumores
  • Histerectomia
  • Tratamento de endometriose

Como funciona a cirurgia por laparoscopia

A cirurgia é realizada através de pequenos furinhos, geralmente entre 3 e 6, dependendo da sua finalidade. Por essas aberturas, é inseria uma microcâmera com uma pequena fonte de luz, que permite ao médico observar a parte interna do corpo. 
 
São utilizados ainda outros instrumentos cirúrgicos, que serão responsáveis por cortar e remover o órgão ou alguma parte afetada. 
 
A cirurgia é realizada sob anestesia geral, por isso, apesar da simplicidade do procedimento, é necessário que o paciente permaneça no hospital por pelo menos um dia. 
 
Em geral, o pós-cirúrgico é bem tranquilo e a recuperação muito mais rápida se comparada a uma cirurgia convencional. Além disso, graças a laparoscopia, as chances de complicações são consideravelmente menores. 
 
Para tirar suas dúvidas ou agendar uma consulta, basta entrar em contato. Estou à disposição.