Os cálculos renais, mais conhecidos como pedras nos rins, são uma condição extremamente dolorosa causada pela formação de pequenas pedrinhas que acabam obstruindo o sistema urinário.
A melhor forma de reconhecer um distúrbio é através dos seus sintomas. As principais manifestações clínicas dos cálculos renais são:
Geralmente, o primeiro sinal da doença é uma dor intensa e um considerável aumento da densidade da urina, que se apresenta escura e com alguns pontos de sangue.
Exames laboratoriais podem ser requeridos para confirmação do diagnóstico.
O tratamento depende muito do tamanho e da localização dos cálculos. As pedras menores não requerem procedimentos invasivos. Na maioria das vezes são indicadas medidas simples que estimulam a liberação das pedras por meio da urina.
Casos mais complexos devem receber um tratamento diferenciado. Para esses pacientes, são recomendados procedimentos como:
Litotripsia extracorpórea por ondas de choque eletro-hidráulicas: indução de vibrações fortes capazes de quebrar as pedras, facilitando a excreção.
Nefrolitotomia percutânea: retirada cirúrgica dos cálculos, geralmente realizada através de um corte fino nas costas.
Ureteroscopia: remoção das pedras através de um tubo fino, inserido na uretra do paciente.
Diante dos sintomas aqui apresentados, agende uma consulta. Farei uma avaliação do seu caso em busca do melhor tratamento. Entre em contato.